Artigos

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Terras dos Encantados - Alegoria Vertiginosa

Pense em uma trama que se passa em dois universos interligados, entre humanos e seres fantásticos, mas não ambientado em uma era medieval, e sim em um mundo tecnológico, à beira de um evento apocalíptico. Pois bem, esse é o cenário do livro Terras dos Encantados, da autora Ana Santana.


Neste clima, que oscila entre a fantasia e a distopia, personagens fascinantes e marcantes questionam velhos estereótipos, principalmente conceitos como herói e vilão. Aqui nada nem ninguém é o que parece ser. E em cada página prepondera a presença feminina, e até a Divindade que rege este universo distingue-se por certa androginia. 


A trama mescla seres mágicos, humanos dotados de poderes psíquicos, criaturas sombrias, inimigos charmosos, corporativistas gananciosos, cientistas geniais, entidades ancestrais.


Nina cresceu nas Terras dos Encantados, sob a pressão de estranha profecia. Alane, um sacerdote druida, ajudou a desenvolver seus dons. Lorena é filha adotiva de cientistas obcecados pela produção da antimatéria. Cética, acreditava apenas no poder da Ciência.

Às vésperas de um aniversário de 17 anos que modificará radicalmente suas vidas, conflitos sanguinários ameaçam destruir seus mundos. Nesse redemoinho, os pais de Lorena desaparecem; para salvá-los, ela precisa atravessar as fronteiras entre as duas dimensões. É quando os caminhos de Nina e Lorena se cruzam.

Porém, o passado delas se confunde com a aurora dos tempos, quando Humanos e Encantados conviviam na mesma dimensão. Até que alguns se rebelaram contra o Sagrado. Então, Espíritos Sombrios, liderados por Mordrin, dominaram a mente dos mais fracos.




Na luta contra as trevas, houve uma ruptura entre homens e seres mágicos. Agora a mesma história parece se repetir. Um misterioso líder humano, Abahai Bian, se une aos Espíritos Sombrios, que ressurgem das cinzas, provocando o caos nos dois mundos.

Herdeiras desses antigos fantasmas, as jovens partem em busca do Livro do Futuro. Este misterioso manuscrito pode ser a chave para salvar os dois mundos. Para encontrá-lo, Nina, Lorena e seus aliados compõem a Jornada do Círculo e passam a seguir misteriosas pistas legadas por seus ancestrais.

Porém, para alcançarem a vitória, deverão não apenas derrotar os seres das trevas, mas também as sombras que ameaçam dominar suas próprias almas. E, se vencerem, restará decifrar um último enigma. O Livro do Futuro salvará realmente os Humanos e os Encantados? Ou será apenas mais uma arma nas mãos dos inimigos? 


Esta alegoria fantástica, pontilhada por temas de natureza política e espiritualista, questiona o mundo em que vivemos, desde o sistema político-econômico até a inovação tecnológica vertiginosa e suas consequências no meio ambiente, passando pelas dúvidas e dilemas da adolescência, mergulhada em um universo marcado pela intolerância e pelos preconceitos.


Nina, a protagonista, é uma personagem forte, bem elaborada, e transita naturalmente por um enredo que prima pela fluidez. A trama, sem dúvida, está bem amarrada, e evolui aos poucos, intensificando-se cada vez mais, a ponto de engajar tanto o leitor, que ele se esquece do mundo a sua volta e mergulha de cabeça neste universo arrebatador. A trama cativa de tal forma, que é impossível deixá-la de lado sem antes alcançar seu desenlace.




Faço minhas as palavras da escritora Ana Cláudia Marques:


“Leitora fiel e apaixonada de literatura fantástica, desde Alice até Harry Potter, Ana Santana tem a maestria com as palavras como sua aliada, nos fazendo duvidar de nossa própria realidade.”

Proponho então: mergulhem nessa jornada pelas Terras dos Encantados. Vocês não vão se arrepender!




Editora: Astronauta
Autora: Ana Santana
Origem: Nacional
Ebook disponível na Amazon: http://goo.gl/93Pywk
Produção: Tiago Soriano
351 Páginas
Preço: R$ 14,90

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário