sexta-feira, 13 de março de 2020

Mar de Histórias



Em algum momento já refletiram sobre o poder das palavras, das histórias? A dose de magia presente nelas? O potencial construtivo, o dom da cura, de contribuir para profundas mudanças?



Também já meditaram sobre o poder destrutivo que muitas vezes elas detêm, as ameaças de que são portadoras, as mensagens de desesperança que, em algumas ocasiões, elas são capazes de transmitir?


       Mergulhem em um mar de histórias e tentem decifrar o que há por trás das alegorias, os preceitos ocultos nas entrelinhas, numa época em que a escrita era desconhecida, feitiço poderoso capaz de abalar os guerreiros mais destemidos.


       Esse é basicamente o enredo entretecido por Traci Chee em sua estreia no universo literário, Mar de Tinta e Ouro: A Leitora.

A trama se passa em Kelanna, um universo fictício muito bem estruturado, dividido em vários reinos. As histórias, então, eram transmitidas oralmente, de geração em geração.



      Neste contexto, o livro é um artefato mágico, enigmático. Sefia, a protagonista, tem um dom inato, o qual ainda não consegue compreender e controlar. Diante de seus olhos, em alguns momentos, desdobram-se fios de luzes que na mente dela transmutam-se em histórias. A princípio, só ela é capaz de decifrar essas mensagens.


     Um estranho grupo, porém, persegue a jovem. Em uma fuga alucinada para manter seguro o Livro, única lembrança que resta de sua família, Sefia alimenta uma ideia fixa: vingar-se dos assassinos de seu pai.


    Assim, movida por um impulso irresistível, Sefia submerge nas misteriosas páginas do Livro, em histórias no interior de outras histórias, contando apenas com a parceria de Arqueiro, enigmático garoto que carrega na pele e na alma marcas indeléveis, e de um estranho pirata que parece pertencer à aurora dos tempos.


   Traci Chee nos convida a acompanhar Sefia e Arqueiro nesta jornada poética, mítica e inesquecível. Também somos seduzidos, envolvidos, embriagados pelo poder das palavras e das narrativas, as quais podem curar ou destruir.


  As ondas desse Mar de Tinta e Ouro nos arrebatam; tentamos, em vão, emergir dessas águas abissais, mas correntes nos arrastam até um desfecho surpreendente. É, com certeza, uma leitura cativante. Um livro para ler e reler.


Chee, Traci. 
Mar de Tinta e Ouro: A Leitora – Livro 1
Editora Plataforma 21, São Paulo, 2017
457 pp.







Nenhum comentário:

Postar um comentário