sexta-feira, 6 de março de 2020




Vou compartilhar aqui alguns filmes que assisti e me marcaram, de uma forma ou de outra. Neste primeiro momento, farei apenas um pequeno comentário sobre cada um. Prometo, a cada semana, tecer maiores impressões sobre eles. Espero que essas obras possam também contribuir de alguma forma para suas reflexões.


·         Divaldo, o Mensageiro da Paz

Esta biografia do médium Divaldo Pereira Franco traz uma mensagem profunda sobre os valores humanos, a tolerância, os propósitos da nossa existência.

·         Star Wars: a ascensão Jedi

Embora esse desfecho da trilogia não seja o melhor episódio da saga, também ajuda a meditar sobre os tênues limites entre o bem e o mal, presentes em cada um de nós.

·         Dois Papas

Obra-prima do cineasta brasileiro Fernando Meirelles, revela como duas personalidades tão distintas, de opiniões e posições contrárias, podem vencer as diferenças e conviver de forma saudável, em nome de algo maior.

·         Capitã Marvel

Uma protagonista aprendendo a controlar suas emoções, na busca do autoconhecimento e da própria identidade, à procura do seu verdadeiro eu.

·         Vingadores: Ultimato

Revela a importância da amizade, da lealdade, da solidariedade, da superação de antigos ressentimentos e do perdão na construção de um mundo melhor.

·         Dumbo

Essa animação mostra questões como o bullying, a intolerância, a exploração das fraquezas humanas. E como, por meio do conhecimento e da aceitação das diferenças, é possível vencer os que pretendem espalhar o medo e a destruição.





·         Antes que eu vá

Filme impactante, retrata o processo de transformação interior de uma adolescente, seus impasses, conflitos éticos, conquistas emocionais e espirituais. Um profundo retrato do sentido da existência humana.

·         Passageiros

O ser humano é essencialmente social. Como se comportar diante da total solidão? Como manter a sanidade mental? Entre a violação de princípios morais e a loucura, qual seria a sua opção?

·         Blue Jasmine

Nesta produção de Woody Allen, uma mulher procura se encontrar, busca o sentido da sua existência, lutando contra seus desequilíbrios psíquicos e tentando se libertar dos psicotrópicos.

·         Aladim

Uma fábula sobre a lealdade, a amizade, o valor do amor acima de qualquer ambição material.

·         Adoráveis Mulheres

Baseada no clássico literário Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, esta produção foca nos laços familiares, no esforço de quatro irmãs para superar a pobreza, os preconceitos, o machismo e as limitações impostas às mulheres no século XIX.


·         Coringa

Um dos filmes mais impactantes dos últimos tempos. Revela a total indiferença e a profunda discriminação diante das doenças mentais. E o quanto muitas dessas patologias são frutos de uma sociedade egocêntrica e doentia, da ausência do amor e da compaixão.

  •       Klaus

Nesta emocionante fábula sobre as origens do Papai Noel e das festas natalinas, o autor mostra que o amor e a fraternidade são recursos essenciais contra ódios, intolerâncias e desavenças milenares.

·         Rei Leão

Esse clássico da animação traz em si inúmeras mensagens. Dá para seguir por vários caminhos. Destaco aqui o poder da autoestima, da fé, do amor e da amizade.

·         História de um Casamento

Filme genial, mostra a dissolução de um casamento, de uma família. Ao mesmo tempo, porém, expõe as complexidades e as várias camadas que engendram um relacionamento.

·         Comer, Rezar e Amar

Uma jornada de autoconhecimento, uma viagem pelo interior da alma humana, de forma divertida e leve. Revela o prazer de ser feliz nos poucos momentos em que somos capazes de atingir a felicidade.

·         A Vida Secreta de Walter Mitty

Uma viagem pelos sonhos e ideais de um personagem introspectivo que, finalmente, tem a coragem de sair de si mesmo e de partir à procura das aventuras que sempre idealizou.

·         Jo Jo Rabbit

Nestes tempos de ódio e intolerância, de rejeição das diferenças, esse filme satiriza os sectarismos e, através do olhar de uma criança em plena era nazista, revela o poder do amor e como este sentimento pode despertar nos corações mais fanáticos e inflexíveis.

·         Ad Astra – Rumo às Estrelas

Esta produção expõe as influências que feridas, traumas e antigos condicionamentos, enraizados no passado familiar, podem provocar na alma humana, determinando escolhas e relacionamentos. E se você tivesse a oportunidade de romper esses laços e mudar sua vida?

·         O Irlandês

Esta produção faz um raio-X do coração humano. Como um pacato chefe de família pode se transformar num matador a serviço da Máfia? De que maneira o poder, a ganância e interesses escusos dominam algumas pessoas a ponto de transformá-las em autômatos, sem qualquer noção de valor moral e do alto preço de seus atos?

·         Judy: Muito Além do Arco-Íris

Devastador. Como repercutem, em uma criança, a fama, a glória, sua transformação num mito? Quais as consequências desse estrelato precoce, as pressões que um ídolo sofre no âmbito da indústria cinematográfica? De que forma isso vai moldar sua vida, seus relacionamentos?

·         Toy Story 4

O melhor da saga. Aqui, mais que em qualquer outro, estão presentes valores como a amizade, a lealdade, o amor em todas as suas dimensões e, por outro lado, a sede de liberdade, de sair da rotina e viver aventuras imprevisíveis.


E você, assistiu algum filme que gostaria de compartilhar? Deixe sua opinião nos comentários.









Nenhum comentário:

Postar um comentário