segunda-feira, 8 de agosto de 2011

"Darke Academy - Vidas Secretas" (Gabriella Poole)

Oi Galera! Hoje vou postar uma resenha sobre uma série realmente original. Nada de vamps, lobisomens, anjos ou bruxas. Mas também não posso dizer que criaturas circulam pelas páginas da saga Darke Academy, ou estragaria totalmente as surpresas presentes neste livro. Leiam e descubram!



Não é fácil falar sobre este livro sem revelar seus segredos aos leitores – os spoilers são quase inevitáveis. A princípio, quando li a sinopse, acreditei que se tratava de mais uma história de vampiros. Mas pelo menos isso eu posso garantir a quem desejar se aventurar em sua leitura: os famosos sugadores de sangue não estão presentes nesta trama.
Na ficha técnica esta obra está classificada como ficção escocesa. Na Escócia as lendas estão profundamente ligadas ao mundo dos mortos, os quais muitas vezes são cercados por maldições e permanecem sem repouso. A série Darke Academy certamente bebe na fonte dos ancestrais mitos celtas e acrescenta a este caldeirão mágico ingredientes como adolescentes populares, ricos, mimados e poderosos; a jovem marginalizada que deseja acima de tudo integrar a elite do colégio; os romances proibidos, e muito mistério.
Darke Academy é o inusitado colégio que muda de endereço a cada novo semestre. No prólogo, que já promete uma trama eletrizante, os eventos se desenrolam no Camboja. Algum tempo depois, quando a narrativa tem início, a escola se mudou para Paris. É na charmosa e irresistível capital francesa que a protagonista ingressa como bolsista na Academia de Sir Alric Darke.
Um sentimento forte de raiva se formou no estômago de Cassie, e ela segurou sua mala com ainda mais força. A carta. Estava lá. A sua carta. A sua bolsa de estudos. Esse pessoal tinha comprado o lugar deles. Ela tinha conquistado o dela. Ela não ia desistir disso. De forma alguma.
Criada em um abrigo e rejeitada por vários lares transitórios, a rebelde Cassie Bell consegue finalmente se libertar das garras de Jilly Beaton, a supervisora da instituição, ao seguir o conselho do amigo Patrick, encarregado das crianças e adolescentes que aí são temporariamente hospedadas. Ela se candidata a uma bolsa oferecida pelo colégio Darke, um dos melhores da elite mundial.
Surpreendentemente a garota conquista seu lugar na escola e parte para Paris. Logo ao chegar ela percebe o quanto será difícil se enquadrar, pois é imediatamente desprezada por alguns dos integrantes dos Escolhidos, um misterioso grupo no qual somente a elite do colégio pode ingressar.
- Mas, quem são eles?
- Os Escolhidos, eu te disse. Os favoritos de Sir Alric (...)
- Mas eles não parecem dar a mínima para os professores.
- Então. Eles são bem mais importantes que meros professores, Cassie.
- Ah, qual é?
- Sério. Os Escolhidos praticamente administram a escola. Não oficialmente, claro, mas é como realmente acontece. (...)
- Os melhores e mais inteligentes e mais bonitos, oras!
Ela se alia a Isabella, sua colega de quarto, e depois a Jake Johnson, de quem inicialmente desconfia profundamente, por suas atitudes suspeitas; sente uma intensa atração por Ranjit Singh e um desprezo inicial por Richard, sentimento que logo se transforma em seu oposto; os dois, porém, pertencem à comunidade dos Escolhidos.


Anualmente o grupo abre uma nova vaga em suas restritas fileiras, e logo Cassie alimenta o desejo de ocupar a disputada posição, pois acredita que esta é uma forma de descobrir os segredos que envolvem a escola e alguns de seus alunos mais sombrios. Através de um contato poderoso estabelecido casualmente em seu primeiro dia no colégio, com a estranha Estelle Azzedine, a protagonista é indicada, passando a competir com sua melhor amiga por esta oportunidade única.
O problema é que tudo fica mais sinistro no interior da Academia. Cassie descobre terríveis segredos sobre o passado do colégio, entre eles a morte suspeita de Jessica Johnson, irmã de Jake, que o leitor testemunha no prólogo do livro. As sombrias Keiko e Katerina hostilizam cada vez mais a bolsista e a deixam intrigada com suas ameaças irracionais. A busca pela verdade se torna obsessiva para a jovem, mas pode também se transformar em uma armadilha fatal.
- Ártemis. A deusa da caça – disse Keiko, parecendo entretida. – O cervo é Acteão, um caçador que ousou espiar Ártemis enquanto ela se banhava. Ártemis o transformou em cervo como castigo. E, então, sua matilha o estraçalhou em pedaços. (...)
A garota deu uma gargalhada irritante.
- Oh, é apenas um mito. Um aviso dos antigos. Os deuses não devem ser tratados com pouco caso, você entende? Não se deve zombar dos deuses. Quero dizer, pegue o exemplo dessa pequena tragédia (...). Esta é Clitemnestra, que assassinou Cassandra quando Agamenon a trouxe de volta de Troia. Cassandra sabia que isso aconteceria, também. Ela se recusou a entrar no palácio, gritava que sentia cheiro de sangue. (...)
- Ninguém acreditou nisso também – Keiko balançou a cabeça simulando uma tristeza. – E então ela entrou no palácio (...) e recebeu o que a esperava.
Ao embarcar nesta leitura o leitor é conduzido por caminhos inexplorados e enigmáticos. Cada personagem parece guardar um segredo essencial para a compreensão da trama. Desvendar esta história significa decifrar cada mistério e juntar as obscuras peças do quebra-cabeça, até culminar em um final surpreendente que nos lega a deixa para o próximo livro da série, Laços de Sangue.
Cassie não é a heroína típica; ela é certamente a antítese da adolescente pura e inocente, pois parece estar disposta a tudo para alcançar o poder sobre aqueles que a humilharam desde o primeiro dia na Darke Academy. E deter seus segredos pode lhe conferir autoridade, influência e a imprescindível capacidade de sobreviver neste ambiente hostil, onde até mesmo as colunas e estátuas podem se tornar ameaçadoras. O que ela não imagina é o quanto o preço a pagar pela realização de seus sonhos pode ser realmente alto, podendo exigir em troca sua própria vida.
Esses escolhidos não eram apenas superficiais, eles eram sinistros. Talvez fosse o momento de partir, afinal. (...) Não. Ela se repreendeu internamente. Afinal de contas, ela sabia exatamente o que estava fazendo ali. Quanto mais via daquela gangue, mais queria saber. Conhecimento é poder, Cassie. E um pouco de poder pode ser algo de que ela venha a precisar por aqui, se não quiser fracassar.
O único problema é compreender onde a autora deseja realmente chegar; só na segunda metade do livro comecei a ter uma ideia do que realmente estava por trás de todos os acontecimentos sombrios ligados à Academia, e confesso que precisei de algum tempo para entender a tese proposta por Gabriella; agora percebo o quanto sua visão está vinculada aos mitos escoceses, aos espíritos ancestrais que pairam sobre a Humanidade. Desconhecer esta mitologia, porém, não impede a compreensão desta narrativa, embora a torne mais rica.

A escritora Gillian Philip assina esta saga com o pseudônimo Gabriella Poole. Ela reside na Escócia ao lado do esposo e de seus dois filhos. Integram também a família o labrador Cluny, dois felinos psicóticos, Ghost e Darkness, além de nove peixes nervosos. Escrever, para a autora, é algo muito divertido, como se ela recebesse a fala dos personagens em sua mente. É fascinante, para Gillian, não saber exatamente como tudo vai terminar.


Autora: Gabriella Poole

ISBN: 978-85-7679-398-4

Assunto: Ficção Sobrenatural

206 Páginas

Preço: R$ 32,90

Capa: Brochura

Formato: Médio

Editora Novo Século, 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário