sexta-feira, 9 de setembro de 2011

"Julieta" (Anne Fortier)

Eis ai um livro que me deixou totalmente apaixonada. A autora faz um resgate fantástico da história de Romeu e Julieta e traça seus pretensos desdobramentos atuais, recriando uma nova história de amor com toques do passado e do mundo moderno. Imperdível!



Anne Fortier retrata em sua obra de estreia uma história de amor única e inesquecível, tecida a partir do clássico Romeu e Julieta. Surpreendentemente o leitor descobre nesta trama que Shakespeare inspirou-se em fatos reais ao criar o célebre confronto entre os Capuleto e os Montéquio. E também que o escritor não foi o único nem o primeiro a eternizar esta história na literatura; pelo menos três versões circularam antes do bardo dar sua interpretação poética definitiva ao amor de dois jovens marcados pela inimizade de duas famílias.

O mundo se desenvolvera a seu redor, mas Siena não se importava. (...) A cidade se apegava a seu eu medieval com obstinado descaso pelos atrativos do progresso. Havia toques do Renascimento aqui e ali, mas, em linhas gerais, como dissera o gerente do hotel, (...), Siena fora sensata demais para se deixar seduzir pelos encantos dos playboys da história, os chamados mestres que transformavam casas em bolos de várias camadas.

Siena, o cenário no qual transcorre a primeira representação deste enredo trágico, foi realmente o palco de vários conflitos familiares, dos quais o mais famoso foi o que opôs os Tolomei e os Salimbeni, e são justamente estes os clãs eleitos pela autora para protagonizar este saboroso thriller composto a partir de boas doses de romance, suspense, eventos históricos e mistérios que se perpetuam ao longo do tempo. Ao contrário de Shakespeare, que encenou sua história em Verona, ela resgata os antigos textos e volta a ambientar a trágica trama em Siena.

A narrativa tem início com a morte de Rose, tia-avó de Julie Jacobs. A protagonista e a irmã gêmea, Janice, foram criadas por ela desde o acidente de carro que vitimou seus pais em Siena, na Itália, há mais de vinte anos. Criadas nos Estados Unidos, com a ajuda de Umberto, o fiel mordomo da mãe adotiva, as duas cresceram praticamente sem conhecer o seu passado e com vagas lembranças dos pais, Diane e Patrizio Tolomei.

Enfim me aproximando de Umberto, busquei em vão aquele arzinho de felicidade que costumava surgir no canto de seus olhos quando me via depois de um certo tempo. Mas não havia nem sinal de sorriso e então compreendi porque ele tinha vindo. Aninhando-me em silêncio em seu abraço, desejei ter o poder de virar a realidade de cabeça para baixo, como uma ampulheta, e fazer com que a vida não fosse um processo finito, mas uma passagem perpetuamente repetida por um buraquinho no tempo.

Com a morte de Rose, a única herança que cabe a Julie é uma carta que desencadeia uma avalanche de revelações sobre sua família e seus ancestrais, enquanto Janice misteriosamente fica com a casa da tia-avó, na qual ambas passaram toda a infância e a adolescência.

Nesta correspondência secreta a protagonista é instruída a partir para Siena, apesar da mãe adotiva ter sempre se esforçado para impedir que ela conhecesse a Itália. Nela a jovem também descobre que seu nome real é Giulietta Tolomei e o de sua irmã é Giannozza. Ela é orientada a procurar o consultor financeiro Francesco Maconi ao chegar a sua cidade natal, pois  só ele pode conduzi-la ao cofre de Diane, onde ela guardara, antes de morrer, um legado familiar muito valioso.

Eva Maria tocou meu nariz com o indicador:
- Não subestime o poder dos acontecimentos de muito tempo. Esse é um defeito trágico do homem moderno. (...) Foi aqui que sua alma nasceu. Acredite, Giulietta, haverá pessoas aqui para quem você é alguém. (...)
- A sua família, os Tolomei (...), foi uma das mais ricas e poderosas de toda a história de Siena. Eles eram donos de um banco privado, sabe, e sempre estiveram em guerra conosco, os Salimbeni, para provar quem tinha maior influência na cidade. A inimizade entre os dois clãs era tão intensa que eles puseram fogo na casa uns dos outros... e mataram os filhos uns dos outros na cama, na Idade Média.

Julie é logo atraída pela possibilidade de encontrar um tesouro e também pela oportunidade de finalmente descobrir seu passado. Na enigmática Siena ela encontra uma caixa com antigos papéis, um crucifixo de prata, uma ancestral edição de Romeu e Julieta na versão shakespeariana e o diário do artista Maestro Ambrogio, um célebre pintor italiano que junto com Frei Lorenzo patrocinou o famoso romance proibido.


Através deste relato intenso e apaixonado Giulietta mergulha na trágica história que se desenrolou há mais de 600 anos, em 1340, e aos poucos descobre os laços que a ligam a este passado de rivalidades, sangue e maldições. À medida que vai desvendando os mistérios que envolvem sua família e o tesouro herdado de sua mãe, a jovem se sente cada vez mais ameaçada. Sua vida está em risco, e a sensação de morte se acentua em seu coração, pois ela sempre acalentou a ideia de que morreria aos 25 anos, sua idade atual e a mesma da mãe ao morrer.

- Sabe, sua mãe acreditava que uma antiga maldição persegue os Tolomei e os Salimbeni até hoje. E estava tentando encontrar um meio de quebrá-la. Era obcecada com essa ideia. (...) Ela era muito decidida. Tinha certeza de que estávamos todos amaldiçoados. Morte. Destruição. Acidentes. "Uma maldição sobre nossas casas"... ela costumava dizer. (...) Ela vivia citando Shakespeare. Levava aquilo muito a sério... Romeu e Julieta. Achava que tinha acontecido aqui mesmo, em Siena.

Tudo se complica ainda mais quando ela é envolvida pela misteriosa Eva Salimbeni e por seu afilhado Alessandro Santini, que lhe desperta sentimentos estranhos e contraditórios, entre os quais sobressai uma imediata aversão, logo substituída por um misto de atração e desconfiança.

A trama conduz o leitor por um labirinto de acontecimentos do passado e do presente que ele deve encaixar para gradualmente compreender a história familiar que tem início com Giulietta e Romeu, em 1340, para então desembocar nos tempos modernos, quando uma nova heroína, herdeira de sua ancestral, tem a oportunidade de por fim à trágica sina que persegue sua linhagem.

A jovem franziu o cenho:
- Vossa poesia é misteriosa. Pretendeis que eu vos compreenda ou esperais que eu confunda minha própria estupidez com vossa sabedoria?
- Santo Deus! - exclamou Romeo. - Como é zombeteira a Fortuna! Deu-te olhos, mas, em troca, levou-te os ouvidos. Giulietta, não reconheces a voz do teu cavaleiro? (...) Não reconheces seu toque? - acrescentou, a voz pouco mais que um sussurro.

É impressionante como a autora intercala duas narrativas tão distintas a cada capítulo. De um lado, a protagonista narra na primeira pessoa suas experiências e descobertas, em um estilo literário moderno; de outro, o diário de Maestro Ambrogio é narrado na terceira pessoa, numa linguagem típica da época, quase como se fosse escrita por Shakespeare.

- Confessa-te a mim - sussurrou Romeo, segurando suas mãos - e te darei uma bênção que jamais se esgotará.
- A borda de tua taça está coberta de mel - respondeu Giulietta, deixando-o tornar a puxá-la para si. - Pergunto-me que terrível veneno ela conterá.
- Se for veneno, há de nos matar a ambos.
- Ora... deves realmente gostar de mim, se preferes morrer comigo a ficar vivo com outra mulher.

Este contraste é simplesmente fascinante, e enriquece ainda mais a história singular tecida pela autora a partir de pesquisas de campo minuciosas realizadas principalmente por sua mãe, Birgit Malling Eriksen, fã incondicional da clássica história de Romeu e Julieta.



Anne Fortier nasceu na Dinamarca e aí passou boa parte de sua existência. Ela se doutorou em História das Ideias na Universidade Aarhus e fixou residência nos EUA a partir de 2002. Neste país ela se dedicou ao cinema, tornando-se co-produtora do documentário Fire and Ice: The Winter War of Finland and Russia, que conquistou o Emmy. Hoje ela reside no Canadá. Julieta é sua primeira incursão ficcional.


 
 
Editora: Sextante
 
Autora: Anne Fortier

ISBN: 9788599296912

Assunto: Suspense / Romance

448 Páginas
 
Ano: 2010

Preço: R$ 39,90

Capa: Brochura

Formato: Médio
 
Edição: 1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário