sábado, 27 de outubro de 2018

Colcha de Retalhos


Em vista do contexto que estamos vivendo em nosso país, tive a ideia de reunir, aqui, reflexões de vários amigos e autores sobre a tolerância, a diversidade e o respeito. 


"Gilberto Freyre definiu o povo brasileiro como uma “Meta-Raça”, pois fomos formado por 3 matrizes étnicas principais. Absorvemos seus elementos culturais e nos transformamos em algo único, que não é nem índio, nem negro, nem europeu. É a mistura desses elementos que transforma o povo brasileiro numa coisa única, transcendente, de riqueza cultural, alegre e belo, porque somos e diverso. Talvez Deus, os deuses, os Orixás, os santos daqui e os de lá resolveram juntar nessa Terra tantas diferenças e juntar aqui no Brasil a África, a Europa e a América, para reparar um erro divino, uma falha geológica e juntar aqui no Brasil o que ao longo das eras o Atlântico dividiu. Não nos dividiremos nem pelo ódio, nem pelo preconceito, pois somos, por vocação o símbolo de união, misturados num grande barril feito de Pau- Brasil!!"

JOÃO RAIMUNDO PEREIRA


A tolerância é o exercício da aceitação da diversidade, com a consciência de que toda diferença é superficial, já que Deus mora dentro de cada um de nós. Isso implica também na liberdade de expressão. Devemos também  lembrar que tolerar algo ou alguém não implica compactuar com erros e injustiças. Porém, é possível combatê-los em um clima de paz e firmeza.

ANA SANTANA


"A intolerância é algo que sempre existiu no mundo. Porém é algo que devemos combater dentro de nós mesmos para podermos viver em harmonia com nosso semelhante. Nenhuma luta interna cheia de vitórias acontece de um dia para o outro, no entanto, se falharmos, não podemos sucumbir. Devemos levantar e prosseguir. Há uma contradição nessa questão, pois tolerar o intolerante ilimitadamente pode fazer desaparecer a tolerância, como já dizia o filósofo Karl Popper. O silêncio é necessário algumas vezes, mas a luta interna também. E, por vezes, também podemos e devemos alertar nossos irmãos para que todos possam ter a paz que tanto almejamos."

PALOMA BRITO


"A Democracia e um bem preciosíssimo, hoje podemos ler o que nos acrescenta algo, podemos ir ao cinema assistir aquilo que temos afinidade, as crianças podem ir para a escola e chegar até uma universidade, sejam eles brancos, amarelos ou negros, gays, LGBTs ou a afinidade sexual que lhes fazem seres humanos como nós, não podemos permitir, novamente, que o mal prevaleça, não e isso que Jesus Cristo pregou, Ele não deu sua vida por nós para nós odiamos."

MIRIAM SANTANA


"Não tenho as certezas
Dos hinos que grita a multidão
Mas finco a bandeira
Do arco-íris, viva a liberdade de expressão"

Rock 'n' Roll - Nando Reis



Nenhum comentário:

Postar um comentário