quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Cidade nas nuvens

 


Uma boa história tende a se tornar imortal. Ela atravessa séculos, gerações, entrelaçando caminhos, determinando destinos. É o caso da narrativa que protagoniza o livro Cidade nas nuvens, Cuconuvolândia, inspirada no clássico As aves, de Aristófanes.

A princípio, tive a sensação de que o autor tentou abraçar um processo ambicioso demais; mas, aos poucos, captei uma de suas principais mensagens. Independente do tempo no qual se vive, as pessoas nutrem anseios, desejos, sonhos, esperanças, medos muito semelhantes.

Anthony Doerr retrata três épocas diferentes. Nas páginas de sua obra é possível navegar por Constantinopla, às vésperas de sua ocupação pelos otomanos; pelo estado de Idaho, nos Estados Unidos, em pleno século 21, e por uma era futurista, no interior da Argos, uma nave espacial que ruma na direção de um planeta distante.

Como em um triângulo, as histórias se desdobram e aparentemente convergem em um único vértice: a paixão por um livro, protagonizado por Éton, um sonhador que almeja atingir um pretenso paraíso, Cuconuvolândia, uma cidade construída nas nuvens.

Ainda não concluí a leitura do livro; afinal, é mesmo um épico, uma jornada por 746 páginas. Porém já me apaixonei pela trama e por seus protagonistas; nas três eras nos deparamos com personagens que parecem nada ter em comum, todavia seus caminhos se mesclam, revelando uma incrível semelhança em suas travessias. E a cada avanço da história surpresas e reviravoltas nos extasiam.

Em Constantinopla, as crianças Anna e Omeir pertencem a mundos distintos; ela vive no interior das muralhas e ele, um otomano tão excluído quanto a garota, vê-se compulsoriamente recrutado pelas forças do sultão para transpor a fortaleza até então considerada inviolável. Em sua jornada, Anna leva consigo um exemplar de Cuconuvolândia, já corrompido pelo tempo.

Cinco séculos depois, as trajetórias de Zeno e Seymour também se cruzam; ambos viveram uma infância conturbada, foram discriminados e viram seus sonhos se despedaçarem. Em sua velhice, Zeno vê sua vida virar de cabeça para baixo ao ter a oportunidade de decifrar a mesma narrativa, então quase indecifrável.

No universo futurista, Konstance aparentemente é a única sobrevivente na Argos; ali ela interage com Sybil, uma inteligência artificial, mergulha nas lembranças de um tempo no qual a nave fervilhava de viajantes espaciais imersos na esperança de alcançar um novo mundo, similar a Terra. E passa seu tempo tentando montar os fragmentos das aventuras de Éton.

Proscritos da sociedade ou da realidade, Anna, Omeir, Zeno, Seymour e Konstance se refugiam em um universo alternativo, o mesmo que atraiu Éton, simplório pastor que recorre à magia para se transformar num pássaro e, assim, poder voar rumo à cidade nas nuvens.

A história é mesmo arrebatadora. O mais incrível é que o tempo parece ser circular; quando nos concentramos em uma das eras retratadas, temos a impressão de viver o momento presente. Para reforçar essa ideia, a trama não se inicia no século XV, e sim no interior da Argos. Além disso, o autor salta de um período para o outro, sem seguir qualquer linearidade.  

Ah e não se preocupem com o número de páginas. Atravessamos o livro como uma nave no espaço. Quando nos damos conta, já percorremos mais da metade do caminho.

Anthony Doerr é vencedor do prêmio Pulitzer com Toda luz que não podemos ver, adaptado para exibição no Netflix, com estreia prevista para 2 de novembro de 2023.

 

Cidade nas nuvens

Anthony Doerr

Editora Intrínseca

752 páginas


Nenhum comentário:

Postar um comentário